segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Leonor Coutinho:

Miguel Teixeira será uma forte mais valia para a Concelhia de Lisboa!


Desloquei-me à Assembleia da República onde tive o grato prazer de conhecer e entrevistar a Camarada Leonor Coutinho, candidata à Concelhia nas últimas eleições e Deputada à Assembleia da República eleita pelo círculo de Lisboa.



Foi um início de tarde extremamente gratificante. Foi uma honra e um estímulo à minha militância conversar de perto com a Camarada Leonor que sempre alegre e entusiasmada me legou este testemunho que aqui vos deixo. Por fim deixo um enorme agradecimento, pela forma como se mostrou disponível, mesmo com sacrifício pessoal, para que esta entrevista fosse uma realidade.


Dar Força à Juventude! - Qual o sentido da candidatura de há dois anos?

Leonor Coutinho - Há dois anos fiz parte de um movimento de gente da minha idade e de muitos de idades intermédias que viviam extremamente tristes no Partido Socialista (PS) por acharem que o PS não tinha iniciativa. Achavam que com esta Concelhia nunca ganharíamos a CML, o que se veio a confirmar, porque só se conseguiu ganhar com uma integralidade de candidatos por fora, e mesmo assim a Concelhia não foi capaz de mobilizar pessoas suficientes, para o PS não passar pela vergonha de no momento da vitoria ter ali militantes de todo o País mas não de Lisboa.
Pareceu assim interessante a muitos Camaradas, que eu desse a cara, era Deputada, sou mais conhecida que alguns jovens e assim dei a cara para unir as pessoas e criar solidariedades entre muita gente de proveniências diversas, desde Sampaístas, a apoiantes do João Soares, todos com uma coisa os unia, que era não se reverem na Concelhia e quererem uma alternativa.


DFJ! - Porque apoia o Miguel Teixeira nestas eleições?
LC - O Miguel Teixeira ganhou na altura a Secção de Alvalade que era considerada um bastião do Miguel Coelho. Conseguiu durante estes dois anos estabelecer uma rede de laços em Lisboa, mostrar todo o seu valor pelo seu trabalho de militante, as reuniões que promoveu, os colóquios que fez, as visitas que organizou, a discussão que promoveu, a revista de imprensa que envia diariamente a todos os militantes… Mostrou um tipo de dinâmica que penso que muitos daqueles que quando ele foi eleito lhe disseram «Não me vai desiludir!», hoje reconhecem que ele não desiludiu. Estou certa que ele voltará a não desiludir na Concelhia.


DFJ! - Como avalia o actual momento da Concelhia de Lisboa e do PS?
LC – É uma Concelhia envelhecida, na qual ninguém acredita, mas à qual muita pessoas estão ligadas por causa da fama de arranjarem empregos fáceis, algo que alias só denigre a imagem do PS.


DFJ! - O que considera fundamental mudar no PS de Lisboa?
LC - O PS tem de ser portador de um projecto para Lisboa. Tem de ser o sítio onde com o Presidente da Câmara e com os socialistas em Lisboa se discuta o futuro da cidade. A tal Lisboa sustentável, amiga dos cidadãos, onde as pessoas podem participar. Eu vejo a Concelhia como um lugar onde pessoas que pertencem a vários movimentos, sensibilidades, sindicatos, autarcas vem ao Partido discutir os problemas do dia a dia. Faz sentido que um autarca que foi eleito por nós, que por vezes está na oposição na Junta de Freguesia não encontre no PS e na Concelhia condições e apoio para exercer as suas funções condignamente? Quer fazer propostas e faz parte de um grupo maior que ele mas que não lhe dá condições para cumprir em condições o seu trabalho. Precisamos de uma Concelhia mais activa, formadora, com gente com mais vontade, para que a Concelhia seja uma referência, uma ancora a que apeteça aderir e o que eu conheço é muita gente que desiste de militar no PS porque acabam por achar que não vale a pena…


DFJ! - Que conselho deixa aos Jovens que começam agora a sua vida na política?
LC - Que aprendam mais a lutar, a observar, a acreditar no outros e que vale a pena sempre ser uma alternativa, porque há um futuro à sua frente. Que não aprendam as más posturas que há na política actualmente e que infelizmente estão bem visíveis neste momento.

Sem comentários: