sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Inovar

Fazer política hoje, não é fácil. A principal dificuldade de um político é a de conseguir mobilizar os cidadãos para o seu projecto. O Mundo de hoje tem inúmeros desafios, problemas complexos, novos perigos. É necessário que os partidos discutam internamente os desafios da era moderna, necessitando para isso, da contribuição dos cidadãos mais do que nunca. Um partido tem que ter ideias, para lá daquelas que dominam a cabeça da sua cúpula, que só será bem construída e sucedida se ouvir os seus militantes de base.

Ontem assisti com supresa ao anúncio do ministro das obras públicas, em que este iria pedir ao LNEC para estudar a melhor localização da nova travessia do Tejo. É estranho que isto suceda após um engenheiro da CIP ter sugerido uma nova alternativa para a travessia. Este episódio vem demonstrar a fragilidade dos partidos, no debate de ideias. Um Governo, um partido, foram ultrapassados pela CIP na questão do Aeroporto e agora quem sabe na questão da nova ponte. Porque não se debateu melhor este assunto antes, entre os militantes e com o resto da sociedade civil?! Este episódio fragilizou bastanto o nosso Governo. É importante uma discussão prévia das questões a decidir pelo poder político, porque desta maneira, elas irão ser melhor legitimadas.

Um projecto político que não consiga mobilizar os militantes e possíveis militantes, tem um nome: projecto falhado. Renovação?! É hora!

Sem comentários: