quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O ressuscitar de uma estrutura

Quando inicialmente "penetrei" neste novo mundo que era o partido socialista, tentei compreender a fundo as realidades que o compunham, que o moviam, as pessoas que o representavam e os projectos que encabeçavam, assim como as ideologias que detinham; escolhi um conjunto de caminhos que acreditei representarem não o melhor para mim e para os meus, mas para o Partido Socialista e a cidade de Lisboa.
Uma verdade neste universo parecia ser totalmente inequivoca "A concelhia de Lisboa está morta". Todos o afirmavam, em todas as secções, ou em todos os grupos, ala esquerda e ala direita, PS ou JS, tinha eu 16 anos e nem era filiado no Partido ainda, quando o ouvi pela primeira vez. Miguel Coelho estaria possivelmente no seu 5ºmandato mas não era aparentemente a experiencia, enquanto coordenador da concelhia, que lhe garantia mais capacidade de liderança, representatividade e activismo politico. Pouco tempo depois decorreu a campanha autárquica, mas ainda assim a coordenação desta campanha foi extremamente confusa visto que algumas freguesias (nomeda e infelizmente aquelas que estão destinadas á minha secção) estavam aparentemente "perdidas" pelo que não receberam qualquer auxilio pela parte da estrutura concelhia. Facto que também foi comentado, por todos claro.
Assisti á 5ª recandidatura de Miguel Coelho, á sua vitória, e alguns meses depois filiei-me no PS. E a concelhia permanecia igual a si mesmo: falecida.
Ora desde alguns meses comecei a receber algumas cartas muito estranhas, assinadas pelo camarada Miguel Coelho. Tratavam-se de convocatórias para forúns autárquicos, debates, jantares, algumas actividades para as quais aparentemente o camarada pretendia a presença dos militantes da concelhia e conhecer as suas posições e opiniões. Assisto agora a uma nova candidatura protagonizada por este mesmo camarada intitulada de "Por um Partido de Militantes", Quando dantes tinhamos "Partido de militantes aberto e solidário". E assisto a uma campanha mais focada no militante, no enfase dado á militancia activa, onde a mensagem é claramente "pela primeira vez em muitos anos, Miguel Coelho lembrou-se que a concelhia de Lisboa não tem 30 elementos, mas sim quase 5000 e portanto pretende mobilizar os restantes, pelo menos por agora". E eu respondo-lhe que é tarde!!!!Mas interrogo-me antes de mais, qual a força motriz para esta alteração brusca nas posições politicas e de gestão da estrutura concelhia, pelo camarada Coelho.
A resposta a que chego é Miguel Teixeira....Desde o inicio do mandato de Miguel Teixeira á frente da secção de Alvalade que nos lançou a convocatória, queria erguer a secção de um estado semelhante ao da demais concelhia, e transformar num espaço de intenso debate politico, participação civica e obter os melhores resultados de sempre nas eleições autárquicas de 2009.
Os militantes responderam, e a mobilização foi aterradora, mais uma vez tiro agradeço ao Miguel no meu papel de militante, ter-nos providenciado este espaço e enfatisado a minha secção. E apoio-o nesta eleição, como nunca apoiaria o seu adversário: Miguel Teixeira preenxeu a agenda politica de centenas de camaradas, militantes bases, com actividades, debates, jantares comemorativos, sessões de esclarecimento, recortes de imprensa e um rol demasiado extensivo de dedicação e fraternidade Socialistas, para expôr aqui; o contrário á distancia e indiferença reveladas pelo seu adversário.Contudo, apercebi-me á pouco do papel dinamico que o Miguel teve para o PS - Lisboa. Em Alvalade promoveu um desenvolvimento sem precedentes; inspiradas no seu exemplo militantes em várias secções do PS juntaram-se a ele e desenvolveram projectos semelhantes.
Miguel Coelho, assistindo ao progresso de um jovem empreendedor, energético e com uma capacidade estratégica brilhante, e dedicação absoluta ás causas e valores que reconhece no PS, ele próprio brindou a concelhia falecida, com um pouco de vida, promovendo os eventos que referi no inicio do post. Por outras palavras, Miguel Teixeira ressuscitou a concelhia ANTES DE SER CANDIDATO á concelhia de Lisboa. E mesmo agora, só na sua posição de candidato, recebeu uma adesão inigualável em todas as secções a que se deslocou - tenho-o acompanhado em várias e encontrei uma presença que até á data me era totalmente desconhecida fora da secção.Agora imaginem que acontece se ele ganhar...Nao me vou prolongar.
Mas como alguém que deseja o melhor para a concelhia de Lisboa, e para a minha cidade, eu voto Miguel Teixeira.
Gustavo Gouveia

Sem comentários: